O desafio global da produção e do trabalho

World map of submarine communication cables. cable data by Greg Mahlknecht - world map by Openstreetmap contributors 2015.png

As Cadeias Produtivas Globais (CPG) se tornaram peças dominantes da economia atual. Elas são formadas pelo conjunto de processos de extração, produção, transporte, distribuição, consumo e descarte de bens e serviços. A globalização da economia transformou o padrão produtivo e a formação de CPG é um fenômeno central nessa nova conjuntura. O seu desenvolvimento exige investimentos governamentais econômicos e financeiros, por vezes em confronto direto com os interesses da proteção da saúde dos trabalhadores e assumindo graves riscos ambientais. Soma-se a este cenário uma crise financeira global que levou ao aumento das desigualdades sociais, e a reformulação das fronteiras entre o trabalho formal e informal.

Quais são os custos destes investimentos em tempos de crise econômica? Quais os desafios colocados pela emergência das CPG ao Direito do Trabalho? Estas são perguntas urgentes para a conjuntura atual, e que desafiam concepções tradicionais de Direito do Trabalho. Encontrar respostas exige uma compreensão do Direito do Trabalho expandida e renovada, capaz de incorporar uma vasta gama de objetivos e propósitos. Para enfrentar estes desafios, o Direito do Trabalho não pode se restringir apenas as garantias e proteções àqueles que dependem da sua força de trabalho para sobreviver; ele deve incluir também a proteção do meio ambiente daqueles que dependem dos trabalhadores; e estar comprometido com a melhoria das condições de vida da sociedade como um todo.

Trata-se de um desafio reflexivo, prático e conceitual ao mesmo tempo. Se o neoliberalismo foi um e instrumento de aceleração da informalidade, que resultou na aceleração da informalidade, e da precarização da posição do trabalhador; é preciso, hoje, compreender que definições de informalidade que emergem na lógica do mercado neoliberal, e como estas se manifestam nas diferentes CPG ao redor do mundo; e que relações estabelecem com o trabalho formal. Novas formas de produção e trabalho colocam em xeque a viabilidade das formas e métodos clássicos do Direito do Trabalho.

Porém, há outras questões, derivadas destas, que precisam de resposta. Qual o poder real de escolha e decisão que os trabalhadores têm, hoje, sobre seu trabalho? Como o trabalho afeta seu bem estar e saúde? Qual o papel da cultura na determinação dos níveis de associação e informalidade dos trabalhadores? Para encontrar respostas a estas perguntas, o presente seminário propõe três painéis de debate: “Cadeias Produtivas Globais e Dever de Vigilância”; “Cadeias Produtivas Globais e Ação Sindical”; e “Cadeias Produtivas Globais e Informalidade”. Trata-se de perguntas e respostas de imensa importância para a compreensão dos desafios que afetam a Justiça do Trabalho no século 21.

 

Referências:

 

DUPAS, G. . O mito do progresso. Novos Estudos. CEBRAP , v. 77, p. 73-89, 2007.

JACQUES, CAROLINE DA GRAÇA. Trabalho decente e responsabilidade social empresarial nas cadeias produtivas globais: o modelo fast fashion em Portugal e no Brasil. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2015. Disponível aqui.

LEÃO, L. H. C.; VASCONCELLOS, L. C. F. . Cadeias produtivas e a vigilância em saúde, trabalho e ambiente. Saúde e Sociedade (Online), v. 24, p. 1232-1243, 2015

PINTO, E. C.; FIANI, R. ; CORREA, L. M. . Dimensões da Abordagem da Cadeia Global de Valor: upgrading , governança, políticas governamentais e propriedade intelectual. Texto para Discussão (IPEA. Brasília), v. 2155, p. 7-40, 2015.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close