Palestrantes

Painel 1: Cadeias Produtivas Globais e Dever de Vigilância

RAFAEL ENCINAS DE MUNAGORRI (Universidade de Nantes – França)

Rafael Encinas de Munagorri_2015.jpeg

Professor associado da Faculdade de Direito e Diretor da UMR – Unidade Mista de Pesquisa “Direito e Mudança Social” da Universidade de Nantes, França. Possui Doutorado em Direito Privado pela Universidade Paris Nanterre (1994). Foi professor da Universidade Francesa do Pacífico (1995-1998) e da Universidade de Bourgogne (1998-2001) e, concomitantemente, Pesquisador Visitante do departamento de História das Ciências da Universidade de Harvard, Estados Unidos (1998). Também foi Diretor científico adjunto do Ministério francês de Educação Nacional da Pesquisa e da Tecnologia (1999-2000). Mais informações no currículo vitae (em francês), disponível aqui.

 

ALDACY RACHID COUTINHO (UNIVEL/Faculdade Damas)

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (1984), Aperfeiçoamento em Scienze Amministrative pela Università degli Studi di Roma (1987), Especialização em Antropologia filosófica (1986), Mestrado (1993) e Doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1998). Professora Titular aposentada de Direito do Trabalho na Universidade Federal do Paraná (2017). Atualmente atua como Professora Colaboradora da União Educacional de Cascavel – UNIVEL e Pesquisadora em Direito e Regulações e, ainda como Professora Colaboradora no Curso de Mestrado em História do Pensamento Jurídico da Faculdade Damas (2018). Integra a Rede Nacional de Grupos de Pesquisas e Estudos em Direito do Trabalho e da Seguridade Social – RENAPEDTS e a REDBRITES – Rede Brasil-Itália-Espanha- de Direito Público. Participa do Grupo de Pesquisa Trabalho e Regulação no Estado Constitucional. Desenvolve suas pesquisas em Compliance Jurídico e Instituições na UFPR (2016-2017) e UNIVEL (2018-). É Procuradora do Estado do Paraná aposentada e advogada. Mais informações, aqui.

 

IVAN SIMÕES GARCIA (UERJ)

ivan simoes garcia.gifAdvogado. Possui graduação em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), Mestrado em Direito Constitucional e Teoria do Estado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002), Doutorado em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009) e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional do Trabalho, atuando principalmente com os seguintes temas: Direito do Trabalho, Direitos Sociais, Filosofia do Direito e Ensino Jurídico. Mais informações, aqui.

 

Painel 2: Cadeias Produtivas Globais e Ação Sindical

ADRIANA TOPO (Universidade de Pádua – Itália)

É Professora de Direito do Trabalho no Departamento de Direito Privado e Teoria Crítica do Direito, da Universidade de Pádua, na Itália, e coordenadora do curso de Direito do Trabalho, que leciona também para o curso de Economia. É Professora do Programa de Doutorado em Direito Internacional e Direito Privado e Direito do Trabalho, na Universidade de Pádua. É encarregada da coordenação do de Direto do Trabalho. Lecionou nos curso de Mestrado em Direito do Trabalho nas Universidades de Trieste, Bologna e Veneza. Em 2007, foi Visiting Scholar na Universidade de Illinois, Urbana Champaign (College of Law, e Intitut of Labor and Industrial Relations), onde conduziu pesquisa e seminários. Em 2004 foi parte do grupo de pesquisa Prin Sul, no tema “principio da subsidiariedade e soberania”, e “a nova constituição europeia: aspectos de direito constitucional e administrativo”. É membro da comitê editorial da Revista Italiana de Direito do Trabalho, e da Revista Direito do Mercado de Trabalho. Compõe também o comitê editorial do European Labour Law Journal. Mais informações (em Italiano), aqui.

 

JOSÉ RICARDO GARCIA PEREIRA RAMALHO (UFRJ)

jose ricardo ramalho.gifJosé Ricardo Ramalho é professor titular do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fez doutorado e mestrado em Ciências Sociais (Ciência Política) na Universidade de São Paulo, e pós-doutorados na Universidade de Londres (UK) e na Universidade de Manchester (UK). Sua atuação acadêmica está mais voltada para a área da Sociologia do Trabalho e seus principais temas de pesquisa são: relações de trabalho na indústria; sindicato e sindicalismo; reestruturação produtiva e distritos industriais; trabalho, emprego e desenvolvimento econômico regional e local; identidade operária. Mais informações, aqui.

 

RODRIGO SALLES PEREIRA DOS SANTOS (UFRJ)

rodrigo salles pereira dos santos.gifRodrigo Salles Pereira dos Santos é Professor Adjunto do Dpto. de Sociologia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia & Antropologia (PPGSA), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) pela FAPERJ e Assistente Editorial da Revista Sociologia & Antropologia. Atua na subárea de Sociologia Econômica, possuindo experiência nos temas da mudança social, globalização, desenvolvimento, estratégia corporativa, mineração, siderurgia e indústria automobilística. Coordena o grupo de pesquisa Desenvolvimento, Trabalho e Ambiente (DTA) e integra o grupo Política, Economia, Mineração, Ambiente e Sociedade (PoEMAS). É membro do Comitê Nacional em Defesa dos Territórios frente à Mineração (CNDTM) e assessora o Movimento Nacional pela Soberania Popular frente à Mineração (MAM). Mais informações, aqui.

 

Painel 3: Cadeias Produtivas Globais e Informalidade

SUPRIYA ROUTH (University of Victoria – Canadá)

SupriyaRouth2.jpgProfessor Assistente na Faculdade de Direito da University of Victoria, no Cadaná, onde leciona Direito Contratual, Direito do Trabalho, e Direito Processual. É pesquisador associado do Centre for Asia-Pacific Initiatives (CAPI). É Doutor em Direito & Sociedade pela University of Victoria; Mestre em Direito pela Vanderbilt University Law School; e Bacharel em Direito pela North Bengal University. Foi professor e pesquisador na West Bengal National University of Juridical Sciences (WBNUJS), na India; na Faculdade de Direito da Humboldt University, na Alemanha; no Instituto Nantes de Estudos Avançados, na França; e da Université Laval, no Canada. Publicou artigos nos temas da conceitualização de novas formas de trabalho e sua regulação; economia informal e direito do trabalho; ação sindical e ação coletiva de trabalhadores; direitos humanos e desenvolvimento humano; responsabilidade social corporativa; corrupção no judiciário; e educação jurídica. Atualmente, pesquisa o papel e as limitações dos direitos e garantias fundamentais em promover as aspirações dos trabalhadores em situações de informalidade e precariedade, assim como as novas estratégicas de mobilização associativa dos trabalhadores no Hemisfério Sul. Mais informações, aqui.

 

MURILO OLIVEIRA (UFBA / TRT5)

murilo.gifJuiz do Trabalho na Bahia e Professor Adjunto da UFBA em Direito e Processo do Trabalho. Graduado, Especialista e Mestre em Direito pela UFBA e Doutor pela UFPR, além de especialização em relações laborais pela Universidad de Castilla-La Mancha na Espanha. É membro da Associação de Juízes para a Democracia – AJD. Pesquisador na área de Direito do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: dependência econômica, subordinação jurídica e execução trabalhista. Professor de Cursos de Especialização em Direito e Processo do Trabalho e de Escolas Judiciais Trabalhistas. Autor de artigos jurídicos e dos livros “(Re)pensando o princípio da proteção na contemporaneidade” publicado pela LTr em 2009 e “Relação de Emprego, Dependência Econômica e Subordinação Jurídica: revisitando conceitos” pela Juruá em 2014. Mais informações, aqui.

 

DANIELA MURADAS (UFMG)

daniela muradas.gifProfessora Associada da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui Graduação (1999), Mestrado (2002) e Doutorado (2007) em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-doutorado em Sociologia do Trabalho pelo IFCH da UNICAMP (2014). Vice-presidente da Associação Latinoamericana de Advogados Trabalhistas (ALAL). Em 2011, foi recebida na Università degli Studi di Roma Tor Vergata como professora visitante. Foi membro do Conselho Universitário e Chefe do Departamento de Direito do Trabalho e Introdução ao Estudo do Direito da UFMG. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: retrocessos sociais, direitos humanos sociais e trabalho decente. Mais informações, aqui.

 

 

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close